sexta-feira, 2 de março de 2012

Informações da Disciplina Psicologia Institucional

Instituto de Psicologia USP

Psic da Aprendiz, Desenv e Person

Disciplina: PSA1710 - Psicologia Institucional

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- discutir os principais modelos teórico-práticos de estudos e intervenção do psicólogo junto às instituições e organizações, garantindo, de um lado, uma especificidade possível à atuação do psicólogo e, de outro, a consideração da própria psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional.
- considerar os diferentes modelos - Psicologia Institucional, Análise Institucional, Sócio-Psicanálise, Análise de Instituições Concretas - em sua particularidade e em sua proposta de intervenção imediatamente psicológica e mediatamente política.
- identificar os modos de organização das relações sociais no tempo e no espaço do cotidiano de uma prática institucional concreta.
- situar-se na condição de quem faz a formação para a pesquisa e o exercício profissional de psicologia que é, por sua vez, uma instituição concreta, nas variações em que se apresenta, neste momento histórico e social.

Docente(s) Responsável(eis)
70419 - Marlene Guirado


Programa Resumido


Programa
" Parte teórica:
- A diversidade de nomes e estratégias de estudo e intervenção junto às instituições.
- As modalidades psicanalíticas com destaque a Bleger e sua Psicologia Institucional.
- As modalidade sócio políticas com destaque a Análise Institucional de Lapassade e Análise de Instituições Concretas de José Augusto Guilhon Albuquerque.
- Em busca da especificidade de atuação do psicólogo junto a instituições.
- A psicologia como instituição.

" Parte prática:
- Visitas a instituições educativas, de saúde e serviço social.
- Observação da distribuição do tempo e do espaço no cotidiano.
- Entrevistas com profissionais e/ou clientela.
- Discussão em pequenos grupos do material assim reunido.

Avaliação
Método
Atividades didáticas
- Parte teórica: aulas expositivas e discussão em classe
- Parte prática: - Observação
- Entrevista
- Discussão em grupos de trabalho do material reunido na observação e nas entrevistas.

Atividades Discentes:
- Leitura e discussão dos textos programados
- Visitas a instituições com o desenvolvimento das atividades previstas na parte prática do curso
- Elaboração de relatório de atividades em que constem também as leituras e as discussões previstas pela parte teórica do curso
Critério
Atividade de Avaliação: Relatório ao final do curso
Norma de Recuperação
Elaboração de trabalho escrito.



Bibliografia
- Bleger, J. 1971. Temas de Psicologia. Buenos Aires. Ediciones Nueva Vision.
- Bleger, J. 1973. Psico-Higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre. Artes Médicas.
- Lapassade, G. 1978. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro. Francisco Alves.
- Guilhon Albuquerque, J. 1980. Instituição e Poder. Rio de Janeiro. Edições Graal.
- Guirado, M. 1987. Psicologia Institucional. São Paulo. E.P.U.
- Guirado, M. 1986. Instituição e Relações Afetivas. São Paulo. Summus.

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